Tintas caseiras

Como já referi neste meu cantinho, todos os anos ofereço um miminho, feito por mim, aos Filhotes. Este ano resolvi inovar e, no Dia da Mãe, tivemos uma atividade.
Home Made Inks

Fazer tintas caseiras.

A ideia surgiu quando uma amiga, em conversa, lamentou não poder dar asas ao seu sonho de pintar porque as tintas são caras. Sem saber ao certo o que dizia respondi-lhe que, com certeza, é possível fazer tintas caseiras. Fiquei com a pulga atrás da orelha e fui pesquisar...

Esta não é de todo a minha área, ou pelo menos aquela em que me sinto à vontade pois, para o desenho e para a pintura, não tenho jeito absolutamente nenhum. Mas quem tem crianças, tem sempre um desenho para pintar... Era o caso. A Filhota tinha um trabalho da escola para terminar e as tintas escolares não estavam a dar resultado. Resolvi testar o pouco que tinha pesquisado, embora não tenha seguido à risca nenhuma das receitas que visualizei.

Farinha e água:
➤ Misturar bem para não ficar encaroçado
➤ Juntar detergentes
* Verde - líquido da louça
* Rosa - amaciador da roupa
➤ Misturar tudo muito bem...
Home Made Inks

➤ Numa terceira taça (a do meio na segunda fila) misturamos as duas cores e obtivemos um tom terra...
Home Made Inks

E assim tivemos dois artistas a dar asas à sua imaginação!

Agora, os cuidados: usei detergentes, potencialmente tóxicos, quando ingeridos. As minhas crianças já têm idade e maturidade suficientes para perceberem que a ingestão é perigosa. No entanto, estive sempre por perto e alerta. Todo o cuidado é pouco! Para os mais pequenos, e pelas pesquisas que fiz, é possível fazer tintas comestíveis.

As tintas foram usadas em cartão grosso, logo muito absorvente. O trabalho da Filhota não ficou terminado, iria precisar de mais uma demão de tinta. Ficou a tarefa para terminar este fim de semana.

Mas hoje, quando fomos terminar o trabalho, deparámo-nos com este cenário:
- O verde que ficou verde.
- O rosa que ficou laranja!
- O tom terra que ficou roxo!
Não me perguntem porquê! Não sei explicar reações químicas!
Home Made Inks

Este foi um Dia da Mãe completamente diferente e com o pensamento em outra Mãe. Amiga S.O., com vontade e imaginação tudo é possível. Força. Persegue os teus sonhos.

Bom fim de semana e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Respostas
    1. Aqui está mais uma sugestão para o próximo dia 1 de junho.
      O mais interessante foi a alteração das cores!!
      Foi interessante e eles divertiram-se!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)

Costurices

Coroa Coelhinh@ de Páscoa